Interativo Negócios

Segunda, 19 Novembro 2018 16:49

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.
O conceito de Marketing Digital pode parecer muito claro, mas ao mesmo tempo é muito subjetivo. Como compreender um assunto tão abrangente? Qualquer ação da minha empresa da internet caracteriza Marketing Digital? Quais são as melhore estratégias? Como extrair o máximo potencial dessas ações?

 

Não resta dúvida sobre a utilidade e o crescimento do marketing digital nos próximos anos, e muita gente já sabe disso. E você? Quer estar preparado para saber tudo sobre esse assunto agora mesmo?

Se sua resposta for “sim”, criamos esse conteúdo completo para que você entenda exatamente o que é, seus principais benefícios, as estratégias utilizadas e como a sua empresa se encaixa e pode tirar proveito disso.

 

O que é Marketing Digital?

 

Philip Kotler — é considerado o pai do Marketing — conceitua marketing como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Porém, as maneiras de fazer com que isso aconteça sofrem mudanças quase que diariamente. Por isso, atualmente é impossível falar de marketing e ignorar que mais da metade da população mundial possui acesso à internet e que até 2021 haverão 2,3 bilhões de consumidores digitais.

É por isso que, atualmente, o Marketing Digital é a principal forma de fazer e conceituar marketing atualmente. O termo é usado para resumir todos os seus esforços de marketing no ambiente online.

Usando canais digitais — como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, email e outros —, as empresas tentam solucionar dores e desejos de clientes e potenciais clientes.

Você entendeu a “sacada” do conceito apresentado pelo professor Kotler? Trata-se de um processo social! É algo que depende do acordo entre duas pessoas dentro de um contexto.

Marketing Digital pode ser realizado por pessoas, empresas, universidades, ONGs, associações, igrejas… Assim, também há fatores culturais, psicológicos, geográficos, jurídicos que influenciam as pessoas na hora de comprar ou vender um produto ou serviço.

E cada um deve fazer o que pode, com os meios que tem, para encontrar as oportunidades certas nesse meio!

 

Observe o conceito de marketing e adicione uma camada de internet. Esse é o “espírito” do marketing digital! Meios digitais envolvem computadores, e a forma dominante de comunicação digital é a internet.

O grande fluxo de comunicação que a web proporciona, hoje, favorece estratégias ágeis, como Search Engine Optimization, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, como veremos nos próximos tópicos.

Quando falamos de aumentar nossa rede, fortalecer a nossa marca e realizar melhores vendas, todos esses são objetivos em que o marketing digital é uma importante ferramenta para alcançá-los.

Para chegar lá, os meios digitais são os melhores para observar e testar a efetividade das nossas ações.

Por isso, o Marketing Digital possui os melhores meios disponíveis para calcular o retorno sobre cada investimento, definir métricas mais claras e simples de medir.

Não é à toa que esse conceito é chamado de novo marketing.

 

Contexto

Chegou o momento nostalgia! Nos anos 90, a internet passou por uma onda de crescimento, da qual muitas das principais empresas do mundo surgiram (e muitas também desapareceram).

Chamamos esse período de Web 1.0 — quando os primeiros mecanismos de busca, as primeiras vendas online e os primeiros softwares de comunicação se tornaram acessíveis.

Foi nessa época que surgiu o Google (em sua forma mais rudimentar), bem como vários outros motores de busca, e o ICQ, por exemplo. Foi neste período — o de nascimento da internet como conhecemos — que o termo Marketing Digital começou a ser utilizado.

 

 

Na época, a web era apenas para pessoas e empresas mais entusiastas, o que é compreensível. Afinal, ali também havia poucos consumidores. Mas a rede foi adquirindo tração e as tecnologias foram se sofisticando sem que percebêssemos.

Em 1993, quando o primeiro anúncio clicável foi publicado, a internet possuía cerca de 130 sites no ar. Ao fim dos anos 2000, quando o marketing digital se tornou a base do que conhecemos hoje, já eram 17 milhões. Vale ressaltar que empresas como Google, PayPal e Amazon já existiam nesse período!

Mix de Marketing

Mesmo sendo digital, ainda estamos falando do marketing. E o marketing, como campo de estudo, nos fornece muitas ferramentas que se aplicam perfeitamente quando falamos de Marketing Digital. Muitas delas, inclusive, podem ser expandidas para se encaixar melhor ao mundo da internet.

Por exemplo, você conhece o conceito de 4 Ps do Marketing?

Também conhecido como Mix de Marketing, esse conceito se refere a um produto ou serviço em quatro pontos-chave:

 

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

Um diagrama de quatro elementos fundamentais para criar uma estratégia

 

 

Assim, quando aplicado ao universo digital, há autores que estendem esse diagrama para mais alguns elementos.

5 Ps do marketing

Com o tempo, a importância de valorizar o consumidor como parte da estratégia fez com que um novo P fosse acrescido ao conceito, o de people — Pessoas.

Nesse contexto as empresas passaram a considerar mais o poder de compra do público na hora de criar campanhas, entendendo que essas pessoas precisam ser conquistadas não apenas pelo produto e o que o envolve, mas também pelas marcas.

8 Ps do marketing

Finalmente chegamos a era dos 8 Ps do Marketing, onde além de Preço, Praça, Produto, Promoção e Pessoas, temos:

  • Processos;
  • Posicionamento;
  • Performance.

 

 

 

Eles passaram a ser determinantes para identificar as ações de sucesso no Marketing.

Nesse sentido o Digital foi fundamental, porque as ações online permitem que as pessoas avaliem os resultados obtidos de maneira sistêmica e escalável, contribuindo para tornar as ações ainda mais direcionadas e estratégicas. Vamos explicar mais adiante com detalhes como isso funciona.

Conceitos chave de Marketing Digital

Assim como cada especialização tem suas especificidades, o marketing digital é um universo com seus próprios termos. Antes de começar esse post, vamos elucidar cada um desses principais conceitos.

Persona

Ao contrário das estratégias tradicionais, o Marketing Digital trabalha com o conceito de personas, que são perfis semi fictícios, baseados nos seus consumidores reais, e que representam o seu comprador ideal. Assim você consegue criar ações mais segmentadas e direcionadas para as pessoas certas, poupando tempo e dinheiro.

Lead

Leads são oportunidades de negócio. São os contatos que, através de uma estratégia de Inbound Marketing, deixam suas informações chave para que você consiga identificar os seus compradores em potencial e nutrí-los com informações relevantes até que eles estejam prontos para o momento de compras.

Funil de Vendas

O Funil de Vendas, também conhecido como Jornada do Consumidor, são as etapas pelas quais uma pessoa passa durante o processo de compra, desde a compreensão de um problema, passando pela consideração de compra até a decisão.

Landing Page

São as páginas de capturas de leads, 100% focadas em conversão. A ideia é que nessas páginas você ofereça um conteúdo ou material de valor e em troca os visitantes mais interessados deixem suas informações de contato e, com isso, se tornem leads.

SEO

Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca. São as ações que contribuem para melhorar o potencial de rankeamento de suas páginas e conteúdos, ajudando você a cumprir os principais pré-requisitos exigidos pelas plataformas de pesquisa.

CTA

Os Calls-to-Action ou CTAs são os botões ou chamadas que direcionam a ação que os seus usuários devem cumprir ao visitar uma página, para que continuem no fluxo do seu funil de vendas e cheguem ao momento de compra preparados para o consumo.

Fluxo de Nutrição

É um processo de automação de Marketing onde uma ação do usuário é o gatilho para um fluxo de mensagens, geralmente por email, com o objetivo de ajudar o seu visitante a caminhar pelo funil de vendas.

Você pode conferir mais termos específicos sobre o tema neste Glossário Completo de Marketing Digital ou pode conhecê-los de forma ainda mais aprofundada nos cursos da Universidade Rock Content

 

 

Vantagens do Marketing Digital

 

Você já deve ter percebido o quanto o Digital mudou a maneira de fazer marketing e para melhor, tanto para empresas quanto para consumidores. Existem diversas vantagens que podem representar economia para ambos, além de estreitar as relações entre o público e as marcas.

Interatividade

Uma das principais razões pelas quais o Marketing Digital é cada vez mais adotado em relação aos canais tradicionais, sobretudo os canais offline, é a interatividade com o público. O foco não está mais no produto e sim na experiência do usuário em sua jornada de compra.

As empresas fazem campanhas, publicações e ações, e do outro lado os consumidores podem interagir, opinar e indicar para outras pessoas apenas com alguns cliques, aumentando o engajamento com as marcas, bem como as exigências do público. Assim, é necessário cada vez mais a maneira de falar com a sua audiência.

 

 

Análise e mensuração

Imagine o mundo nos anos 1960, quando o modelo de negócios das agências de marketing e publicidade estava decolando. Neste período, poucas eram os métodos de medir a efetividade das campanhas publicitárias e anúncios veiculados.

Pode-se dizer que, até a chegada da internet, muito dinheiro foi gasto em ações ineficientes! Afinal, se você não consegue medir se um cliente foi convencido pela sua ação de marketing a comprar um produto ou serviço, é difícil dizer se a sua estratégia é efetiva.

No mundo do marketing online, a obtenção e análise de dados é uma etapa fundamental para a melhoria contínua da sua estratégia.

Felizmente, hoje absolutamente tudo deve ter o seu retorno comprovado. Métricas como o Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC) podem (e devem!) ser analisadas em tempo real.

Assim, as empresas podem identificar falhas rapidamente, colocando melhorias em prática. Isso era impensável há bem pouco tempo.

 

Mais oportunidades para as empresas

Além de tudo isso, a diminuição das distâncias literalmente entre empresas e clientes ajudou e muito. Afinal, hoje mesmo as pequenas marcas podem fazer boas campanhas e atrair consumidores do outro lado da cidade, do país e do mundo.

Com isso, os consumidores ganham. Afinal, eles têm mais oportunidades de conhecer empresas com as quais se identificam. O mesmo vale para as empresas que podem criar um bom posicionamento online, aumentando as suas oportunidades de venda por diversos canais!

Direcionamento

Muitas pessoas podem pensar “nossa, vou conseguir falar com o máximo de pessoas possível”, e sim, isso é ótimo!

Mas um dos grandes diferenciais do Marketing Digital é que as empresas conseguem agora fazer ações para atrair e conquistar as pessoas certas! Ou seja, aquelas que realmente têm o perfil ideal para consumir da sua empresa.

Isso é um grande benefício porque, além de economizar dinheiro — afinal você deixa de gastar muito dinheiro com pessoas que não têm interesse em seus produtos e serviços através da segmentação —, você passa a conhecer melhor o seu público, se tornando cada vez mais especialista em conquistá-lo.

Esse é o segredo por trás do valor real do marketing digital, e está revelado para qualquer um colocar em prática! Só é necessário um método, e falaremos sobre isso agora!

 

 

Em breve mais sobre o Marketing Digital

 

 

 

 

 

Segunda, 19 Novembro 2018 16:27

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6) Após 3 (três) meses de atividades, pelos parâmetros que temos dos outros Portais de Notícias no ar, sabemos que o proprietário já terá ganhos específicos; dessa forma, inicia-se a cobrança dos serviços de hospedagem do portal que será conforme o Plano da Oferta Especial escolhida na Contratação do mesmo. Dentro dos serviços de hospedagem o cliente tem: relatórios de gerenciamento, estatísticas, e-mails de domínio próprio, controle do seu domínio com recursos de palavras-chaves entre outros tudo de modo personalizado;

 

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8) Ganhos com o Portal de Notícias: ao receber o Plano de Negócios, você terá uma visão real de como as coisas funcionam, nele mostramos onde estão os espaços de publicidade disponíveis para comercialização e também as ações que precisam ser feitas para que isso aconteça. Quando um internauta registra um anúncio grátis o próprio sistema inicia um relacionamento com este cliente, já está configurado para que a cada 14 dias o cliente reveja seu anúncio, o sistema envia e-mails para que o internauta possa colocar o anúncio em destaque dentro do mesmo e será apresentado as outras formas de monetização onde as formas de como ganhar dinheiro na internet com o Portal de Notícias serão explicados;

 

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Terça, 15 Março 2016 13:59

Como Surgiu o Android?

Sistema Android – Curiosidades e Como Surgiu o Sistema Operacional

 

Muitas pessoas usam esse sistema, mas, poucos sabem dizer o que é o Android. Para início de conversa ele é o sistema operacional do Google para celulares. Baseado no Linux, o Android foi desenvolvido em 2003 por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White, em Palo Alto (Califórnia).

 

Os donos da Android Inc. tinham como proposta inicial era usar o sistema operacional para câmeras digitais. Entretanto, perceberam que o embrionário mercado mobile poderia ser explorado e render. Em 2005, o Google comprou a Android Inc. e nascia a Google Mobile Division, área de pesquisa em tecnologia mobile.

 

Quase 20 anos depois, o Android é um dos sistemas operacionais mais usados no mundo. Seu tablet, televisão, videogame e até seu carro usam da tecnologia. Mas, foi desdenhado por Nokia e Microsoft. A  Apple foi a única gigante que aceitou bem o sistema.

 

E como está a Microsoft hoje? Seu Windows Phone representa apenas 2,7% das vendas. Samsung, Asus e LG são alguns dos fabricantes de smartphones que usam o sistema operacional. Para ter ideia do poder do Android não domina apenas no Japão.

 

VERSÕES DO ANDROID

 

Todas as atualizações do Android têm nome de doces, com exceção das três primeiras. Confira os nomes de todas as versões do Android.

  • Android Alpha e Beta: 2007-2008;
  • Android 1.0 – Astro: 2008;
  • Android 1.1. – Battenberg: 2009;
  • Android 1.5 – Cupcake: 2009;
  • Android 1.6: Donut: 2009;
  • Android 2.0 – Éclair: 2009-2010;
  • Android 2.2 – Froyo: 2010;
  • Android 2.3 – Gingerbread: 2010-2011
  • Android 2.3.3 – Gingerbread: 2011;
  • Android 3.0 – Honeycomb: 2011;
  • Android 3.1 – Honeycomb: 2011;
  • Android 3.2 – Honeycomb: 2011;
  • Android 4.0 – Ice Cream Sandwich: 2011-2012;
  • Android 4.1 – Jelly Bean: 2012;
  • Android 4.2 – Jelly Bean: 2012;
  • Android 4.3 – Jelly Bean: 2013;
  • Android 4.4 – KitKat: 2013-2014;
  • Android 4.4 W – KitKat: 2014;
  • Android 5.0 – Lollipop: 2014;
  • Android 5.1 – Lollipop: 2015;
  • Android 6.0 – Marshmallow: 2015;
  • Android 7.0 – Nougat: 2016;
  • Android 8.0 – Oreo: 2017.

MELHORES APLICATIVOS PARA ANDROID

O sistema operacional está em sua 8ª versão. Curiosidade é que com exceção das duas primeiras, todas têm nomes de doces. A atual versão é a Oreo que deixou o sistema mais rápido. Para ajudar você a ter o melhor do sistema, selecionamos os melhores aplicativos para celulares e tablets Android.

 

 

LIGHTROOM

Editor de imagens da plataforma Adobe. Com ele dá para editar cor, contraste e luminosidade. Até quem não é muito familiarizado com programas de edição usa sem dificuldades. O programa já teve mais de 10 milhões de downloads. O app Ligthroom é gratuito por 30 dias.

PLUTOIE FILE MANAGER

Aplicativo para organizar arquivos do telefone e cartão microSD. Com ele também transfere arquivos de smartphones para computadores. O Plutoie Flie Manager é robusto e segura o tranco de transferir arquivos pesados com rapidez. Quer mais? É visualizador de documentos e verifica os espaços ocupado e livre do celular.

TUNELN RADIO

Você ama ouvir rádio? Então tem que ter o Tuneln Radio no smartphone ou tablet. Com ele dá para ouvir mais de 100 mil rádios gratuitamente. O app tem rádios AM e FM do mundo inteiro, programas e podcasts.

Entre as funções está a aba “Live” que sugere programação ao vivo, a seção “Favoritos” e a “Echo” para compartilhar suas preferências com os amigos. O Tuneln Radio é uma “rede social de áudio”? Exatamente isso! É tido como um dos melhores aplicativos do segmento.

SOLID EXPLORES FILE MANAGER

Mais um aplicativo para organizar arquivos. Sua utilização é intuitiva e o visual muito bonito. O usuário visualiza arquivos de todas as extensões, além de compactar arquivos zip. Dá também para conectar a serviços de armazenamento em nuvem. Mesmo tendo que pagar R$4,57 após o período de teste, vale a pena. Boa opção para quem usa o smartphone para trabalhar.

SCORP

Lançado em 2015, o Scorp tornou-se o mais baixado em agosto de 2017. É um aplicativo para postar vídeos de até 15 segundos. O usuário pode fazer amigos através do app. O Scorp é meio Facebook, meio Instagram, meio Twitter, meio Vine. Essa definição é um pouco confusa, mas você verá que é isso mesmo.

O app tem um feed de vídeos que o usuário pode ou não seguir. Há também uma seção com os vídeos mais vistos. Outra funcionalidade é a lista de assuntos mais populares, o famoso Tranding Topics do Twitter.

 

 

Fonte: Melhores Aplicativos

 

 

Terça, 15 Março 2016 13:51

Como surgiram os apps

O mundo dos apps

Já pensou como é, realmente, extraordinária essa história da humanidade! Uma história que perpassa pela oralidade, manuscritos, imprensa e informática. Cada época traz suas maravilhosas revoluções. Mas vamos nos ater a sociedade da informação ou será sociedade do conhecimento? Já afirmado por estudiosos da área que o século XXI é o século do Conhecimento. Mas que parte de conhecimento é esse que encontra-se na palma da sua mão? Já se deu conta do poder dos Aplicativos existentes no seu smartphone? Então vamos entender!

 

Se pararmos para pensar um pouco sobre a evolução da tecnologia da informação, como surgiu e evoluiu, a conclusão é, para muitos, assustadora. De um imenso computador que pesava toneladas à smartphones, os quais podem nos auxiliar a fazer praticamente tudo em nosso dia a dia.

Há aproximadamente 69 anos surgia o primeiro computador, o ENIAC. Ocupava um andar inteiro de um prédio. Imagina como manusear e processar informações nesse “monstro” da informática? Bom, à época, era uma inovação estupenda no ramo das comunicações. Esse tipo de computador, mainframes, foi sendo aperfeiçoado e, aproximadamente, em 1965 surgia um dos primeiros computadores pessoais. Dez anos depois surgiram iniciativas da Intel, Microsoft, IBM e, ainda, Apple Inc, o avanço exponencial dos computadores pessoais e de sistemas operacionais, do MS-DOC para Windows, Linux, OS X; avanços de processadores, expansão de memórias etc. Ainda no século XX, surgem as redes sociais, tais como: Facebook, Twitter, Orkut e MySpace. Com certeza, você concorda que o Orkut e o Facebook são pioneiros para as mudanças sociais ocorridas desde então. É evidente como as tecnologias da informação em consonância com a Internet modificaram a forma como as pessoas se comunicam. Não se trata apenas de gerar informações, mas sim de construir conhecimentos.

Os telefones celulares por sua vez entraram no mercado por volta de 1970 no Japão e Suécia. Nos EUA, por volta da década de 80. Os smartphones ou telefones inteligentes entraram no mercado em 2007 pela Apple (iPhone) e em 2008 pelo Google (Android). Esses telefones inteligentes foram sendo aperfeiçoados e outras empresas também lançaram suas novidades no mercado. O grande impacto nessa evolução foi que os smartphones não eram simples aparelhos celulares. Em 1980 poderíamos afirmar isto, hoje, não!

 

Vivemos no mundo dos App`s. Mas o que são?

Do Inglês, Applications, os Apps surgiram pela necessidade de se criar aplicações ou softwares para os smartphones. Esses celulares inteligentes além de conseguir conectar pessoas através de sua função primária, que é realizar uma ligação, conseguem conectar várias pessoas através dos inúmeros Apps disponíveis no mercado. Além disso, o usuário consegue realizar tarefas as quais antes precisava se deslocar para tal.

Atualmente, há App para quase tudo que possa imaginar. Você consegue realizar transações bancárias, ler os jornais preferidos, acompanhar a Bolsa de Valores, publicar fotos e status em Facebook, Instagram de forma imediata, ler e responder emails, jogar etc. Consegue escrever em blocos de notas e/ou falar em App próprio e depois enviar o arquivo por email, whatsapp.

O Whatsapp é uma ferramenta estrategicamente utilizada, hoje, até como ferramenta de trabalho. Deixou de ser, e muito rapidamente, um App para conversas entre amigos e familiares.

Para você que não conhece muito dos App`s, vamos apresentar algumas categorias.

  • Cuidados Médicos
  • Bancários
  • Livros
  • Musica
  • Video
  • Saúde e Fitness
  • Viagem
  • Compras
  • Utilidades
  • Notícias e revistas
  • Jogos

Concordamos que vivemos no mundo dos App`s?

O dinamismo de transmissão de informação é extraordinário e como cita Castells (2003) “A história da criação e do desenvolvimento da Internet é a história de uma aventura humana extraordinária”. Concordamos com o autor quando faz tal afirmação. Logicamente, só através da world wide web conseguiu-se ter esse avanço inigualável.

Porém é importante estar atento sobre a memória humana que foi substituída pela memória dos eletrônicos. Poucas pessoas guardam seus compromissos ou números de telefones em suas memórias. Há aplicativos que substituem agendas de compromisso, agendas de telefones entre tantos outros.

A Internet derrubou muros, a geografia mudou. E como vivemos hoje nesta imensidão de informações e tantos aplicativos como auxilio?

Em um dia normal, o usuário de um smartphone, sai de casa, com conhecimento de como estão as rodovias por onde passará e para isto não precisou ligar a TV. As redes sociais e aplicativos voltados para o trânsito e transporte público conseguem atendê-lo.

Em qualquer momento do dia o usuário consegue verificar saldo bancário, pagar alguma conta, conversar com amigos que podem estar no Brasil ou no exterior. Sendo assim pode-se dizer que é possível obter informações em nossas mãos, literalmente.

Vivemos em uma mega rede de informações que circulam pelas diversas vias e formatos. É notável essa evolução humana, mas tomemos cuidado com a segurança de nossas informações. Imprescindível saber utilizar para o Bem tanta tecnologia.

Tudo é dinâmico, há necessidade de agilidade e informações certas na hora certa. O sucesso do negocio depende desta agilidade e assertividade. Para tanto é preciso aperfeiçoamento constante e acompanhamento nas mudanças e tendências tecnológicas.

 

 

Fonte: Carla Maria Lima - Bibliotecária

 

 

Terça, 15 Março 2016 13:49

Site responsivo ou site mobile?

É muito comum empresas solicitarem o desenvolvimento de um aplicativo para celular quando na verdade precisam de um site responsivo, ou vice versa. Apesar de terem a mesma finalidade, há uma diferença técnica significativa.

 

O que é um site responsivo?

É um site que tem o layout preparado para se adaptar ao formato de um tablet ou smartphone. Quando o visitante visualiza o site no computador, o formato se expande e aproveita toda a tela. No celular, as informações mudam de posição, mas preserva o tamanho das informações.

É comum os empresários acharem que, se seu site roda no celular, ele é responsivo. Todo site funciona no smartphone, porque se trata de um browser igual ao do computador. No entanto, quando ele não é responsivo, o visitante é obrigado a usar a famosa “mão de aranha”, abrindo e fechando para conseguir navegar e visualizar as informações.

A experiência do visitante é ruim e há uma tendência dele desistir de navegar no site. Dessa maneira, o objetivo final de gerar conversão (contato ou venda) dificilmente é atingido.

 

Como saber se um site é responsivo? 

Há duas formas de identificar um site responsivo: reduza o navegador na horizontal ou abra o site em um smartphone. O layout deve se adaptar automaticamente ao novo formato, sem a necessidade de rolar o site para o lado para visualizar todas as informações.

Exemplo do site responsivo, visualizado em navegador encolhido na horizontal:

site responsivo

Exemplo do site responsivo no smartphone:

site responsivo no smartphone

Site Responsivo X Site Mobile (web app)

Um site mobile, também chamado de web app, usa a mesma tecnologia de um site responsivo, mas tem um formato diferente do convencional. Normalmente, é mais utilizado para apresentar informações em formato de lista, para facilitar a navegação.

Ter um site para computador e um site mobile implica em dois layouts e dois desenvolvimentos distintos. Grandes empresas de e-commerce costumam ter um site convencional (“não responsivo”) e um site mobile, para garantir a melhor navegação possível. É o caso de e-commerces como Walmart, Americanas e Submarino.

Essa técnica permite ir ainda mais longe na usabilidade para dispositivos móveis. Em contrapartida, gera um custo duplicado.

Exemplo de site não responsivo. Para dispositivos móveis há um site mobile

Exemplo de site não responsivo

 Exemplo de um site mobile (web app)

Quando o servidor das Lojas Americanas reconhece que o dispositivo que está acessando é um smartphone, ele envia então para  a versão mobile. Se fosse um site responsivo seria a mesma versão desktop, só que com técnicas para que o  layout se ajuste no próprio browser.

site mobile (web app)

Site mobile (web app) x Aplicativo para Celular (app)

A diferença entre um web app e um app é grande. Tecnicamente, é 100% diferente.

Um aplicativo para celular é um software, que precisa ser instalado no smartphone e roda diretamente no sistema operacional. Já o site mobile roda em um browser, afinal, ele é um website com um formato diferenciado.

Um aplicativo mobile (app) pode atingir um desempenho muito melhor e tem capacidade para utilizar os recursos do dispositivo. A experiência do usuário é muito superior.

Grandes empresas costumam ter as duas soluções, pois há usuários resistentes a baixar um aplicativo. Nesse caso, o web app roda diretamente no navegador e não exige a instalação. Para o visitante faz sentido instalar (baixar) um app quando ele vai utilizá-lo com frequência. Quando é para usar uma única vez. Para consultar um produto esporadicamente, por exemplo, é mais cômodo usar o site mobile.

Por se tratar de um software, um app precisa lidar com as diferenças entre sistemas operacionais. É uma tecnologia mais recente e tem menos mão de obra disponível. Esse conjunto de fatores torna um projeto de aplicativo cerca de 3 vezes maior o valor, em relação à um webapp.

Se tratando de um negócio com volume de informações e pensando em um grande mercado, não há como fugir do APP.  A taxa de conversão (vendas), devido à usabilidade e performance, é maior. Além disso, para alguns projetos, que demandam alguns requisitos, somente um app terá condições de atender.

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Exemplo de um aplicativo para celular (app)

aplicativo para celular

 

Qual deve ser o caminho do meu projeto? Site responsivo, site mobile (web app) ou aplicativo para celular (app)?

As informações desse artigo visam dar condições de ajudar nesta resposta. Cada projeto tem um orçamento e requisitos diferentes, por isso não há uma resposta direta.  

 

 

 

Fonte: Esauce

 

 

 

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