Aplicativo Mobile

15 Março 2016 Escrito por Aplicativos 16062
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Aplicativo Mobile: Por que sua empresa deve ter um?

 

 

É fácil notar que o uso da tecnologia mobile nos últimos anos deixou as relações humanas mais dinâmicas. Criou-se um grande espetáculo no cenário digital e os grandes astros em crescente atuação são os aplicativos (ou Apps). Não é preciso ir muito longe para notar as pessoas cabisbaixas interagindo com seus smartphones, phablets e afins por longos períodos. Com certeza você já ouviu alguém se perguntando: será que já inventaram um aplicativo mobile para isso?

Os números falam por si só! Segundo a Teleco, em janeiro de 2017 existiam 243,4 bilhões de dispositivos mobile no Brasil, com uma média de 117,65 cel/100 hab. Segundo a Mobiletime uso de apps no ano de 2015 aumentou 58% em relação a 2014.

A facilidade de obter informações e a possibilidade de encurtar caminhos foram fatores fundamentais para que as pessoas aderissem em grande número ao mercado digital.

Com isso vem aquela dúvida: será que eu devo investir em um aplicativo mobile para o meu negócio?

Segundo a Exame, o Brasil já é o 6º maior mercado mundial de smartphones. Na mesma pesquisa temos que 41% dos brasileiros que possuem smartphone já realizaram alguma compra. Em novembro de 2015, 20% dos donos de smartphones possuíam algum aplicativo mobile pago, e 45% realizaram compra nos aplicativos.

Assim, os aplicativos se tornaram uma das principais formas de aproximar sua marca dos clientes. É um canal de informação direta com o seu cliente ou usuário. Um aplicativo mobile pode possuir diversas funcionalidades, como as notificações push, que enviarão promoções e informações que agregam valor às pessoas. Você pode até combinar seu aplicativo com Wearables ou até mesmo Beacons, que enviam notificações de acordo com a localização do usuário em sua loja física.

Criar um programa de fidelidade para quem usar seu aplicativo, oferecendo descontos ou acúmulo de pontos para quem for usuário recorrente. Isso pode ser feito através do envio de códigos promocionais e links únicos para quem usa o aplicativo. Usar o social media para permitir que as pessoas compartilhem conteúdo com os amigos também é uma boa opção.

aplicativo mobile - push notification

Seu aplicativo mobile gerará mais tráfego para o seu site. Isso ajudará com que você consiga atingir seu público alvo em vários canais. Lembre-se que quem é encontrado sempre vende mais!

Tudo isso irá melhorar o envolvimento com seu público e ajudará a melhorar o reconhecimento da sua marca junto a eles. Caso seus concorrentes ainda não possuam um aplicativo, isso será um diferencial competitivo em relação à eles. E através dessa experiência única oferecida ao seu público, você conquistará uma fatia maior de mercado.

Quais soluções um aplicativo pode oferecer para o meu negócio?

Varejistas e lojas on-line:

Você possibilitará que seu cliente faça tudo dentro do seu aplicativo. Permite que ele avalie, a adicione o produto a um carrinho de compras e a escolha da forma de pagamento. Promoções para quem comprar diretamente pelo App e várias outras funcionalidades que facilitarão que seu cliente realize a compra.

Restaurantes e bares:

Você pode criar um sistema de reservas para os clientes. Eles poderão ver as mesas disponíveis, selecionar a que mais o agrada e realizar a reserva no horário desejado. Um menu interativo que mostrará as promoções do dia, pratos mais pedido e que possibilite que ele faça o pedido diretamente pelo aplicativo.
Um serviço de entrega que permite que ele escolha o pedido, a forma de pagamento e insira o endereço, caso ele não se encontre em seu endereço padrão.

Prestadores de serviço:

Aqui as prestadoras de serviço podem mostrar uma cartilha com tudo que elas oferecem. Uma agenda com horários disponíveis, que o cliente possa agendar uma visita e acompanhar a hora certa que a equipe chegará ao local combinado.

aplicativo mobile para empresas

Como tudo será voltado para garantir uma experiência única para o usuário ou cliente, preocupe-se em colocar um sistema de análise. Isso permitirá que você identifique o comportamento das pessoas e melhore seu App para elas. Também permitirá que você colete dados referentes ao seu público, como a região, segmentos demográficos e o que eles mais procuram.

Tudo isso é voltado para garantir a satisfação do seu cliente e consequentemente suas vendas. Um estudo feito pela Salesforce mostrou que 70% das experiências de compra das pessoas são influenciadas por como elas são atendidas.

Análises feitas pela Techcrunch apontam que a Black Friday de 2016 bateu recorde de vendas. Grande parte graças às vendas mobile, que representou 1 bilhão de dólares, 1 terço do total das vendas. Sua empresa não pode deixar de aproveitar esses números, que não param de crescer.

Através do seu aplicativo mobile, você também conseguirá coletar feedbacks de maneira muito mais fácil. Isso te ajudará a melhorar seu negócio e a crescer cada vez mais, oferecendo um produto que seus clientes amam. Assim você conseguirá a lealdade deles.

Sua empresa também pode ter um aplicativo mobile para melhorar a produtividade

De acordo com a arc.applause, 85% dos trabalhadores que utilizam aplicativos acreditam que economizam tempo. 83% afirmam que os aplicativos mobile os tornam mais produtivos e 61% acreditam que eles têm alta usabilidade.

Os aplicativos desenvolvidos para aumento de produtividade devem ter o mesmo foco na experiência do usuário. Muitos economizam utilizando plataformas drag and drop e acabam criando aplicativos ruins e não intuitivos.

Isso provoca uma má experiência, tanto que na mesma pesquisa apenas 12% usam os aplicativos corporativos. 70% afirmam que os Apps não são intuitivos, não apresentam um bom design nem uma boa experiência. Por isso é importante ter uma equipe de TI qualificada para o desenvolvimento ou contratar uma empresa especializada.

Viu só como é interessante?! O aplicativo mobile permite, de forma mais fácil e rápida, aumentar o engajamento entre sua empresa e seus clientes, além de manter a sua marca na tela do usuário do seu app. Ele também pode aumentar a produtividade de toda sua equipe.

Fonte: Conrado Carneiro

 

 

 

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