Como Surgiu o Android?

15 Março 2016 Aplicativos 15918

Sistema Android – Curiosidades e Como Surgiu o Sistema Operacional

 

Muitas pessoas usam esse sistema, mas, poucos sabem dizer o que é o Android. Para início de conversa ele é o sistema operacional do Google para celulares. Baseado no Linux, o Android foi desenvolvido em 2003 por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White, em Palo Alto (Califórnia).

 

Os donos da Android Inc. tinham como proposta inicial era usar o sistema operacional para câmeras digitais. Entretanto, perceberam que o embrionário mercado mobile poderia ser explorado e render. Em 2005, o Google comprou a Android Inc. e nascia a Google Mobile Division, área de pesquisa em tecnologia mobile.

 

Quase 20 anos depois, o Android é um dos sistemas operacionais mais usados no mundo. Seu tablet, televisão, videogame e até seu carro usam da tecnologia. Mas, foi desdenhado por Nokia e Microsoft. A  Apple foi a única gigante que aceitou bem o sistema.

 

E como está a Microsoft hoje? Seu Windows Phone representa apenas 2,7% das vendas. Samsung, Asus e LG são alguns dos fabricantes de smartphones que usam o sistema operacional. Para ter ideia do poder do Android não domina apenas no Japão.

 

VERSÕES DO ANDROID

 

Todas as atualizações do Android têm nome de doces, com exceção das três primeiras. Confira os nomes de todas as versões do Android.

  • Android Alpha e Beta: 2007-2008;
  • Android 1.0 – Astro: 2008;
  • Android 1.1. – Battenberg: 2009;
  • Android 1.5 – Cupcake: 2009;
  • Android 1.6: Donut: 2009;
  • Android 2.0 – Éclair: 2009-2010;
  • Android 2.2 – Froyo: 2010;
  • Android 2.3 – Gingerbread: 2010-2011
  • Android 2.3.3 – Gingerbread: 2011;
  • Android 3.0 – Honeycomb: 2011;
  • Android 3.1 – Honeycomb: 2011;
  • Android 3.2 – Honeycomb: 2011;
  • Android 4.0 – Ice Cream Sandwich: 2011-2012;
  • Android 4.1 – Jelly Bean: 2012;
  • Android 4.2 – Jelly Bean: 2012;
  • Android 4.3 – Jelly Bean: 2013;
  • Android 4.4 – KitKat: 2013-2014;
  • Android 4.4 W – KitKat: 2014;
  • Android 5.0 – Lollipop: 2014;
  • Android 5.1 – Lollipop: 2015;
  • Android 6.0 – Marshmallow: 2015;
  • Android 7.0 – Nougat: 2016;
  • Android 8.0 – Oreo: 2017.

MELHORES APLICATIVOS PARA ANDROID

O sistema operacional está em sua 8ª versão. Curiosidade é que com exceção das duas primeiras, todas têm nomes de doces. A atual versão é a Oreo que deixou o sistema mais rápido. Para ajudar você a ter o melhor do sistema, selecionamos os melhores aplicativos para celulares e tablets Android.

 

 

LIGHTROOM

Editor de imagens da plataforma Adobe. Com ele dá para editar cor, contraste e luminosidade. Até quem não é muito familiarizado com programas de edição usa sem dificuldades. O programa já teve mais de 10 milhões de downloads. O app Ligthroom é gratuito por 30 dias.

PLUTOIE FILE MANAGER

Aplicativo para organizar arquivos do telefone e cartão microSD. Com ele também transfere arquivos de smartphones para computadores. O Plutoie Flie Manager é robusto e segura o tranco de transferir arquivos pesados com rapidez. Quer mais? É visualizador de documentos e verifica os espaços ocupado e livre do celular.

TUNELN RADIO

Você ama ouvir rádio? Então tem que ter o Tuneln Radio no smartphone ou tablet. Com ele dá para ouvir mais de 100 mil rádios gratuitamente. O app tem rádios AM e FM do mundo inteiro, programas e podcasts.

Entre as funções está a aba “Live” que sugere programação ao vivo, a seção “Favoritos” e a “Echo” para compartilhar suas preferências com os amigos. O Tuneln Radio é uma “rede social de áudio”? Exatamente isso! É tido como um dos melhores aplicativos do segmento.

SOLID EXPLORES FILE MANAGER

Mais um aplicativo para organizar arquivos. Sua utilização é intuitiva e o visual muito bonito. O usuário visualiza arquivos de todas as extensões, além de compactar arquivos zip. Dá também para conectar a serviços de armazenamento em nuvem. Mesmo tendo que pagar R$4,57 após o período de teste, vale a pena. Boa opção para quem usa o smartphone para trabalhar.

SCORP

Lançado em 2015, o Scorp tornou-se o mais baixado em agosto de 2017. É um aplicativo para postar vídeos de até 15 segundos. O usuário pode fazer amigos através do app. O Scorp é meio Facebook, meio Instagram, meio Twitter, meio Vine. Essa definição é um pouco confusa, mas você verá que é isso mesmo.

O app tem um feed de vídeos que o usuário pode ou não seguir. Há também uma seção com os vídeos mais vistos. Outra funcionalidade é a lista de assuntos mais populares, o famoso Tranding Topics do Twitter.

 

 

Fonte: Melhores Aplicativos

 

 

Como surgiram os apps

15 Março 2016 Aplicativos 15873

O mundo dos apps

Já pensou como é, realmente, extraordinária essa história da humanidade! Uma história que perpassa pela oralidade, manuscritos, imprensa e informática. Cada época traz suas maravilhosas revoluções. Mas vamos nos ater a sociedade da informação ou será sociedade do conhecimento? Já afirmado por estudiosos da área que o século XXI é o século do Conhecimento. Mas que parte de conhecimento é esse que encontra-se na palma da sua mão? Já se deu conta do poder dos Aplicativos existentes no seu smartphone? Então vamos entender!

 

Se pararmos para pensar um pouco sobre a evolução da tecnologia da informação, como surgiu e evoluiu, a conclusão é, para muitos, assustadora. De um imenso computador que pesava toneladas à smartphones, os quais podem nos auxiliar a fazer praticamente tudo em nosso dia a dia.

Há aproximadamente 69 anos surgia o primeiro computador, o ENIAC. Ocupava um andar inteiro de um prédio. Imagina como manusear e processar informações nesse “monstro” da informática? Bom, à época, era uma inovação estupenda no ramo das comunicações. Esse tipo de computador, mainframes, foi sendo aperfeiçoado e, aproximadamente, em 1965 surgia um dos primeiros computadores pessoais. Dez anos depois surgiram iniciativas da Intel, Microsoft, IBM e, ainda, Apple Inc, o avanço exponencial dos computadores pessoais e de sistemas operacionais, do MS-DOC para Windows, Linux, OS X; avanços de processadores, expansão de memórias etc. Ainda no século XX, surgem as redes sociais, tais como: Facebook, Twitter, Orkut e MySpace. Com certeza, você concorda que o Orkut e o Facebook são pioneiros para as mudanças sociais ocorridas desde então. É evidente como as tecnologias da informação em consonância com a Internet modificaram a forma como as pessoas se comunicam. Não se trata apenas de gerar informações, mas sim de construir conhecimentos.

Os telefones celulares por sua vez entraram no mercado por volta de 1970 no Japão e Suécia. Nos EUA, por volta da década de 80. Os smartphones ou telefones inteligentes entraram no mercado em 2007 pela Apple (iPhone) e em 2008 pelo Google (Android). Esses telefones inteligentes foram sendo aperfeiçoados e outras empresas também lançaram suas novidades no mercado. O grande impacto nessa evolução foi que os smartphones não eram simples aparelhos celulares. Em 1980 poderíamos afirmar isto, hoje, não!

 

Vivemos no mundo dos App`s. Mas o que são?

Do Inglês, Applications, os Apps surgiram pela necessidade de se criar aplicações ou softwares para os smartphones. Esses celulares inteligentes além de conseguir conectar pessoas através de sua função primária, que é realizar uma ligação, conseguem conectar várias pessoas através dos inúmeros Apps disponíveis no mercado. Além disso, o usuário consegue realizar tarefas as quais antes precisava se deslocar para tal.

Atualmente, há App para quase tudo que possa imaginar. Você consegue realizar transações bancárias, ler os jornais preferidos, acompanhar a Bolsa de Valores, publicar fotos e status em Facebook, Instagram de forma imediata, ler e responder emails, jogar etc. Consegue escrever em blocos de notas e/ou falar em App próprio e depois enviar o arquivo por email, whatsapp.

O Whatsapp é uma ferramenta estrategicamente utilizada, hoje, até como ferramenta de trabalho. Deixou de ser, e muito rapidamente, um App para conversas entre amigos e familiares.

Para você que não conhece muito dos App`s, vamos apresentar algumas categorias.

  • Cuidados Médicos
  • Bancários
  • Livros
  • Musica
  • Video
  • Saúde e Fitness
  • Viagem
  • Compras
  • Utilidades
  • Notícias e revistas
  • Jogos

Concordamos que vivemos no mundo dos App`s?

O dinamismo de transmissão de informação é extraordinário e como cita Castells (2003) “A história da criação e do desenvolvimento da Internet é a história de uma aventura humana extraordinária”. Concordamos com o autor quando faz tal afirmação. Logicamente, só através da world wide web conseguiu-se ter esse avanço inigualável.

Porém é importante estar atento sobre a memória humana que foi substituída pela memória dos eletrônicos. Poucas pessoas guardam seus compromissos ou números de telefones em suas memórias. Há aplicativos que substituem agendas de compromisso, agendas de telefones entre tantos outros.

A Internet derrubou muros, a geografia mudou. E como vivemos hoje nesta imensidão de informações e tantos aplicativos como auxilio?

Em um dia normal, o usuário de um smartphone, sai de casa, com conhecimento de como estão as rodovias por onde passará e para isto não precisou ligar a TV. As redes sociais e aplicativos voltados para o trânsito e transporte público conseguem atendê-lo.

Em qualquer momento do dia o usuário consegue verificar saldo bancário, pagar alguma conta, conversar com amigos que podem estar no Brasil ou no exterior. Sendo assim pode-se dizer que é possível obter informações em nossas mãos, literalmente.

Vivemos em uma mega rede de informações que circulam pelas diversas vias e formatos. É notável essa evolução humana, mas tomemos cuidado com a segurança de nossas informações. Imprescindível saber utilizar para o Bem tanta tecnologia.

Tudo é dinâmico, há necessidade de agilidade e informações certas na hora certa. O sucesso do negocio depende desta agilidade e assertividade. Para tanto é preciso aperfeiçoamento constante e acompanhamento nas mudanças e tendências tecnológicas.

 

 

Fonte: Carla Maria Lima - Bibliotecária

 

 

Site responsivo ou site mobile?

15 Março 2016 Aplicativos 14397

É muito comum empresas solicitarem o desenvolvimento de um aplicativo para celular quando na verdade precisam de um site responsivo, ou vice versa. Apesar de terem a mesma finalidade, há uma diferença técnica significativa.

 

O que é um site responsivo?

É um site que tem o layout preparado para se adaptar ao formato de um tablet ou smartphone. Quando o visitante visualiza o site no computador, o formato se expande e aproveita toda a tela. No celular, as informações mudam de posição, mas preserva o tamanho das informações.

É comum os empresários acharem que, se seu site roda no celular, ele é responsivo. Todo site funciona no smartphone, porque se trata de um browser igual ao do computador. No entanto, quando ele não é responsivo, o visitante é obrigado a usar a famosa “mão de aranha”, abrindo e fechando para conseguir navegar e visualizar as informações.

A experiência do visitante é ruim e há uma tendência dele desistir de navegar no site. Dessa maneira, o objetivo final de gerar conversão (contato ou venda) dificilmente é atingido.

 

Como saber se um site é responsivo? 

Há duas formas de identificar um site responsivo: reduza o navegador na horizontal ou abra o site em um smartphone. O layout deve se adaptar automaticamente ao novo formato, sem a necessidade de rolar o site para o lado para visualizar todas as informações.

Exemplo do site responsivo, visualizado em navegador encolhido na horizontal:

site responsivo

Exemplo do site responsivo no smartphone:

site responsivo no smartphone

Site Responsivo X Site Mobile (web app)

Um site mobile, também chamado de web app, usa a mesma tecnologia de um site responsivo, mas tem um formato diferente do convencional. Normalmente, é mais utilizado para apresentar informações em formato de lista, para facilitar a navegação.

Ter um site para computador e um site mobile implica em dois layouts e dois desenvolvimentos distintos. Grandes empresas de e-commerce costumam ter um site convencional (“não responsivo”) e um site mobile, para garantir a melhor navegação possível. É o caso de e-commerces como Walmart, Americanas e Submarino.

Essa técnica permite ir ainda mais longe na usabilidade para dispositivos móveis. Em contrapartida, gera um custo duplicado.

Exemplo de site não responsivo. Para dispositivos móveis há um site mobile

Exemplo de site não responsivo

 Exemplo de um site mobile (web app)

Quando o servidor das Lojas Americanas reconhece que o dispositivo que está acessando é um smartphone, ele envia então para  a versão mobile. Se fosse um site responsivo seria a mesma versão desktop, só que com técnicas para que o  layout se ajuste no próprio browser.

site mobile (web app)

Site mobile (web app) x Aplicativo para Celular (app)

A diferença entre um web app e um app é grande. Tecnicamente, é 100% diferente.

Um aplicativo para celular é um software, que precisa ser instalado no smartphone e roda diretamente no sistema operacional. Já o site mobile roda em um browser, afinal, ele é um website com um formato diferenciado.

Um aplicativo mobile (app) pode atingir um desempenho muito melhor e tem capacidade para utilizar os recursos do dispositivo. A experiência do usuário é muito superior.

Grandes empresas costumam ter as duas soluções, pois há usuários resistentes a baixar um aplicativo. Nesse caso, o web app roda diretamente no navegador e não exige a instalação. Para o visitante faz sentido instalar (baixar) um app quando ele vai utilizá-lo com frequência. Quando é para usar uma única vez. Para consultar um produto esporadicamente, por exemplo, é mais cômodo usar o site mobile.

Por se tratar de um software, um app precisa lidar com as diferenças entre sistemas operacionais. É uma tecnologia mais recente e tem menos mão de obra disponível. Esse conjunto de fatores torna um projeto de aplicativo cerca de 3 vezes maior o valor, em relação à um webapp.

Se tratando de um negócio com volume de informações e pensando em um grande mercado, não há como fugir do APP.  A taxa de conversão (vendas), devido à usabilidade e performance, é maior. Além disso, para alguns projetos, que demandam alguns requisitos, somente um app terá condições de atender.

O que a sua empresa precisa: site ou aplicativo? Clique aqui e descubra. 

Exemplo de um aplicativo para celular (app)

aplicativo para celular

 

Qual deve ser o caminho do meu projeto? Site responsivo, site mobile (web app) ou aplicativo para celular (app)?

As informações desse artigo visam dar condições de ajudar nesta resposta. Cada projeto tem um orçamento e requisitos diferentes, por isso não há uma resposta direta.  

 

 

 

Fonte: Esauce

 

 

 

Aplicativo Mobile

15 Março 2016 Aplicativos 16062

 

Aplicativo Mobile: Por que sua empresa deve ter um?

 

 

É fácil notar que o uso da tecnologia mobile nos últimos anos deixou as relações humanas mais dinâmicas. Criou-se um grande espetáculo no cenário digital e os grandes astros em crescente atuação são os aplicativos (ou Apps). Não é preciso ir muito longe para notar as pessoas cabisbaixas interagindo com seus smartphones, phablets e afins por longos períodos. Com certeza você já ouviu alguém se perguntando: será que já inventaram um aplicativo mobile para isso?

Os números falam por si só! Segundo a Teleco, em janeiro de 2017 existiam 243,4 bilhões de dispositivos mobile no Brasil, com uma média de 117,65 cel/100 hab. Segundo a Mobiletime uso de apps no ano de 2015 aumentou 58% em relação a 2014.

A facilidade de obter informações e a possibilidade de encurtar caminhos foram fatores fundamentais para que as pessoas aderissem em grande número ao mercado digital.

Com isso vem aquela dúvida: será que eu devo investir em um aplicativo mobile para o meu negócio?

Segundo a Exame, o Brasil já é o 6º maior mercado mundial de smartphones. Na mesma pesquisa temos que 41% dos brasileiros que possuem smartphone já realizaram alguma compra. Em novembro de 2015, 20% dos donos de smartphones possuíam algum aplicativo mobile pago, e 45% realizaram compra nos aplicativos.

Assim, os aplicativos se tornaram uma das principais formas de aproximar sua marca dos clientes. É um canal de informação direta com o seu cliente ou usuário. Um aplicativo mobile pode possuir diversas funcionalidades, como as notificações push, que enviarão promoções e informações que agregam valor às pessoas. Você pode até combinar seu aplicativo com Wearables ou até mesmo Beacons, que enviam notificações de acordo com a localização do usuário em sua loja física.

Criar um programa de fidelidade para quem usar seu aplicativo, oferecendo descontos ou acúmulo de pontos para quem for usuário recorrente. Isso pode ser feito através do envio de códigos promocionais e links únicos para quem usa o aplicativo. Usar o social media para permitir que as pessoas compartilhem conteúdo com os amigos também é uma boa opção.

aplicativo mobile - push notification

Seu aplicativo mobile gerará mais tráfego para o seu site. Isso ajudará com que você consiga atingir seu público alvo em vários canais. Lembre-se que quem é encontrado sempre vende mais!

Tudo isso irá melhorar o envolvimento com seu público e ajudará a melhorar o reconhecimento da sua marca junto a eles. Caso seus concorrentes ainda não possuam um aplicativo, isso será um diferencial competitivo em relação à eles. E através dessa experiência única oferecida ao seu público, você conquistará uma fatia maior de mercado.

Quais soluções um aplicativo pode oferecer para o meu negócio?

Varejistas e lojas on-line:

Você possibilitará que seu cliente faça tudo dentro do seu aplicativo. Permite que ele avalie, a adicione o produto a um carrinho de compras e a escolha da forma de pagamento. Promoções para quem comprar diretamente pelo App e várias outras funcionalidades que facilitarão que seu cliente realize a compra.

Restaurantes e bares:

Você pode criar um sistema de reservas para os clientes. Eles poderão ver as mesas disponíveis, selecionar a que mais o agrada e realizar a reserva no horário desejado. Um menu interativo que mostrará as promoções do dia, pratos mais pedido e que possibilite que ele faça o pedido diretamente pelo aplicativo.
Um serviço de entrega que permite que ele escolha o pedido, a forma de pagamento e insira o endereço, caso ele não se encontre em seu endereço padrão.

Prestadores de serviço:

Aqui as prestadoras de serviço podem mostrar uma cartilha com tudo que elas oferecem. Uma agenda com horários disponíveis, que o cliente possa agendar uma visita e acompanhar a hora certa que a equipe chegará ao local combinado.

aplicativo mobile para empresas

Como tudo será voltado para garantir uma experiência única para o usuário ou cliente, preocupe-se em colocar um sistema de análise. Isso permitirá que você identifique o comportamento das pessoas e melhore seu App para elas. Também permitirá que você colete dados referentes ao seu público, como a região, segmentos demográficos e o que eles mais procuram.

Tudo isso é voltado para garantir a satisfação do seu cliente e consequentemente suas vendas. Um estudo feito pela Salesforce mostrou que 70% das experiências de compra das pessoas são influenciadas por como elas são atendidas.

Análises feitas pela Techcrunch apontam que a Black Friday de 2016 bateu recorde de vendas. Grande parte graças às vendas mobile, que representou 1 bilhão de dólares, 1 terço do total das vendas. Sua empresa não pode deixar de aproveitar esses números, que não param de crescer.

Através do seu aplicativo mobile, você também conseguirá coletar feedbacks de maneira muito mais fácil. Isso te ajudará a melhorar seu negócio e a crescer cada vez mais, oferecendo um produto que seus clientes amam. Assim você conseguirá a lealdade deles.

Sua empresa também pode ter um aplicativo mobile para melhorar a produtividade

De acordo com a arc.applause, 85% dos trabalhadores que utilizam aplicativos acreditam que economizam tempo. 83% afirmam que os aplicativos mobile os tornam mais produtivos e 61% acreditam que eles têm alta usabilidade.

Os aplicativos desenvolvidos para aumento de produtividade devem ter o mesmo foco na experiência do usuário. Muitos economizam utilizando plataformas drag and drop e acabam criando aplicativos ruins e não intuitivos.

Isso provoca uma má experiência, tanto que na mesma pesquisa apenas 12% usam os aplicativos corporativos. 70% afirmam que os Apps não são intuitivos, não apresentam um bom design nem uma boa experiência. Por isso é importante ter uma equipe de TI qualificada para o desenvolvimento ou contratar uma empresa especializada.

Viu só como é interessante?! O aplicativo mobile permite, de forma mais fácil e rápida, aumentar o engajamento entre sua empresa e seus clientes, além de manter a sua marca na tela do usuário do seu app. Ele também pode aumentar a produtividade de toda sua equipe.

Fonte: Conrado Carneiro

 

 

 

Quer ter um site otimizado investindo pouco?